Fazer uma viagem é necessário bastante cuidados. Afinal, já imaginou ir para o exterior e acabar tendo um problema? Já precisou passar por um procedimento de saúde em outro país? Para isso, o seguro viagem é imprescindível!
Ainda mais que, quando estamos planejando uma viagem, não temos como imaginar quando uma dor de dente surgirá! E se surgir um resfriado? Vai que algum acaso precise atrapalhar a sua viagem. Ninguém quer interromper uma viagem por questões de saúde, correto?
Seguro viagem: vale a pena?
Mesmo sendo algo pequeno, como uma consulta, até algo mais complexo, como cirurgia, nunca se sabe quando haverá essa necessidade.
Por isso, vale a pena minimizar a possibilidade de qualquer problema e economizar um bom dinheiro, que pode ser usado na sua viagem.
Além disso, é muito importante destacar que os custos com viagens para o exterior podem ser bem caros, não levando em consideração o câmbio.
Ou seja, o seguro viagem vale a pena, pois é uma garantia de que você terá assistência médica em outros países.
Quando é necessário um seguro viagem?
Se você estiver se perguntando sobre quando é necessário o seguro viagem, vale destacar que depende muito do destino final. Por exemplo, se for um trecho nacional, o seguro viagem não é obrigatório. No entanto, você pode contratá-lo.
Enquanto isso, em trechos para o exterior, alguns países colocam o seguro como algo obrigatório. Ou seja, na hora do desembarque, o documento deve ser apresentado para os fiscais.
Entre os destinos em que o seguro viagem é obrigatório estão:
- Estados Unidos;
- Bélgica;
- Austrália;
- França;
- Alemanha;
- Itália;
- Portugal;
- Espanha;
- Suécia;
- Holanda;
- Emirados Árabes.
A obrigatoriedade do seguro é por conta de características destes destinos, garantindo a proteção de estrangeiros, além de possíveis despesas do país com a saúde. Observe sempre sobre a exigência ou não do país de destino.
Em resumo, o seguro viagem ajuda a garantir que a sua viagem irá ocorrer de forma perfeita desde o primeiro passo. Por isso, é recomendado para todos os seus passeios. Afinal, realmente não vale a pena arriscar a sua viagem.
O que o documento inclui?
Entre os incidentes cobertos pelo seguro viagem estão:
- Assistência em casos de Covid-19;
- Assistência médica caso ocorra acidente e/ou doenças;
- Indenização em caso de perda de bagagem;
- Odontologia em caso de emergências;
- Transferências de fundos;
- Despesas em medicamentos;
- Garantia de viagem para o retorno;
- Repatriação funerária, médica e administrativa.
Por que contratar?
São vários os motivos pelos quais você deve contratar o seguro viagem. Afinal, essa assistência faz com que você não fique preocupado e estrague a sua viagem pensando nos valores que serão gastos com o atendimento médico e afins.
Ele também garante que haja atendimento médico se houver necessidade. Ou seja, é uma segurança para qualquer viajante, que se sentirá mais tranquilo caso precise, ainda mais em outro país.
Como escolher um bom seguro viagem?
Quando falamos em saúde, não é possível ficar brincando ou economizando, não é mesmo? Por isso, na hora de viajar, você precisa abrir a mão e contratar um bom seguro viagem.
Ao saber que você terá uma ótima assistência, a sua viagem vai ficar mais tranquila, segura e confortável. Ou seja, após o embarque, você só precisa ter a certeza de que irá aproveitar os passeios.
Por isso, na hora de pensar em um bom seguro viagem, é recomendado conversar com especialistas. Afinal, eles conhecem bem o que será bom ou não para o destino, garantindo que você terá uma boa solução.
Outra indicação importante é conversar e coletar opiniões diferentes. Busque avaliações e feedbacks de quem já usou os serviços. Com isso, você saberá se a opção escolhida é realmente aquilo que você deseja.
Também olhe todas as opções de cobertura que o seguro viagem oferece. É imprescindível que você tenha cautela e analise tudo com muita calma. Afinal, é algo que acompanhará ao longo de toda a viagem.
Você pode contratar o seguro viagem até um dia após o seu retorno ao Brasil. Afinal, não existe qualquer possibilidade de alguma ocorrência acontecer na viagem. Ainda não temos como ter a certeza de que o voo possa sofrer alterações. Por isso, fique tranquilo, voltando ao seu país com segurança e saúde.
Uma dica extra é: contratar o seguro viagem até um dia depois da sua data de retorno ao Brasil, pois como não podemos prever algumas ocorrências na viagem, também não é possível saber se o voo da volta pode sofrer atrasos ou alterações e, de qualquer forma, é sempre bom estar coberto com o seguro viagem.
Conclusão
Não há como prever quando você pode ter uma intoxicação alimentar, uma crise alérgica ou até mesmo um acidente odontológico. Por isso, é fundamental ter a certeza de que terá assistência em qualquer emergência.
Por isso, independente de qualquer destino (seja ele nacional ou internacional) é recomendado a contratação do serviço de segura viagem. Com isso, a sua viagem vai ser muito mais tranquila!